A uva Cabernet Sauvignon está presente na composição de vinhos de excelente qualidade, consumidos no mundo todo. Veja algumas curiosidades sobre a Cabernet Sauvignon que você provavelmente não sabia antes:

É conhecida como “rainha das uvas”, sendo a mais famosa na principal região produtora de vinhas, Bordeaux. Os vinhos produzidos com a Cabernet são os mais copiados em todo o mundo.
É filha das uvas Sauvignon Blanc com a Cabernet Franc. Também tem parentesco com as uvas Merlot e Carménère.

Produz vinho bem estruturado, com acidez alta, bastante tanino e alta capacidade de envelhecimento em tonéis de madeira e nas próprias garrafas.
Pode ser misturada a outros tipos de uvas como a Merlot, Malbec, Carmérère e Shiraz.

É a uva mais cultivada no mundo. Muito cultivada no Chile, inclusive, produtores franceses investem em vinícolas em território chileno.
Na China, vinhos tintos produzidos com a Cabernet Sauvignon são muito populares. Em algumas regiões próximas ao deserto de Gobi, vinhedos são enterrados para suportar o inverno rigoroso.

Possui em seus aromas alto nível de metoxipirazina (pirazina). O excesso deixa o vinho com aroma de pimentão. Tem notas de frutas pretas, como cereja preta, amora e groselha preta.

No mundo dos negócios, o valor dos vinhos produzidos com esta variedade são rastreados como ações. Bordeaux é a região com melhores oportunidades para investir em vinhos.
No banco de dados da Wine Spectator, a Cabernet Sauvignon é a uva tinta com mais avaliações.

Excelente harmonização com carnes vermelhas. Os taninos e a acidez da Cabernet Sauvignon ajudam a eliminar proteínas e gorduras de carnes vermelhas que se acumulam na língua, limpando o paladar.

Gostou dessas dicas sobre vinhos com a Cabernet Sauvignon? Compartilhe e leia outros posts aqui no blog!

Categorias: CuriosidadesVinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Curiosidades

A cor da taça influencia no vinho?

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e o vinho certamente não foge à regra. Quando pensamos nas cores de diferentes tipos de vinhos, quase sempre visualizamos tons de vinhos brancos suaves, vermelhos Leia mais…

Curiosidades

Vinhos portugueses: conheça mais sobre essa região

Portugal é um país bem tradicional em diversos aspectos, seja na culinária, na produção de azeites e várias outras tradições gastronômicas que são conhecidas por todo o mundo. Porém, um ponto em que os portugueses Leia mais…

Curiosidades

5 dicas para não errar na hora de escolher um vinho

Quem aprecia um bom vinho sabe: há várias características a serem levadas em consideração no momento de escolher a bebida. Além de trazer mais opções ao apreciador, também permite ampliar o leque de conhecimento, tornando-se Leia mais…