A uva Cabernet Sauvignon está presente na composição de vinhos de excelente qualidade, consumidos no mundo todo. Veja algumas curiosidades sobre a Cabernet Sauvignon que você provavelmente não sabia antes:

É conhecida como “rainha das uvas”, sendo a mais famosa na principal região produtora de vinhas, Bordeaux. Os vinhos produzidos com a Cabernet são os mais copiados em todo o mundo.
É filha das uvas Sauvignon Blanc com a Cabernet Franc. Também tem parentesco com as uvas Merlot e Carménère.

Produz vinho bem estruturado, com acidez alta, bastante tanino e alta capacidade de envelhecimento em tonéis de madeira e nas próprias garrafas.
Pode ser misturada a outros tipos de uvas como a Merlot, Malbec, Carmérère e Shiraz.

É a uva mais cultivada no mundo. Muito cultivada no Chile, inclusive, produtores franceses investem em vinícolas em território chileno.
Na China, vinhos tintos produzidos com a Cabernet Sauvignon são muito populares. Em algumas regiões próximas ao deserto de Gobi, vinhedos são enterrados para suportar o inverno rigoroso.

Possui em seus aromas alto nível de metoxipirazina (pirazina). O excesso deixa o vinho com aroma de pimentão. Tem notas de frutas pretas, como cereja preta, amora e groselha preta.

No mundo dos negócios, o valor dos vinhos produzidos com esta variedade são rastreados como ações. Bordeaux é a região com melhores oportunidades para investir em vinhos.
No banco de dados da Wine Spectator, a Cabernet Sauvignon é a uva tinta com mais avaliações.

Excelente harmonização com carnes vermelhas. Os taninos e a acidez da Cabernet Sauvignon ajudam a eliminar proteínas e gorduras de carnes vermelhas que se acumulam na língua, limpando o paladar.

Gostou dessas dicas sobre vinhos com a Cabernet Sauvignon? Compartilhe e leia outros posts aqui no blog!

Categorias: CuriosidadesVinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Curiosidades

Vinho Rosé: tudo o que você precisa saber sobre o queridinho do momento

Quando a temperatura sobe, não há vinho mais recomendado do que o vinho rosé. Este tipo de vinho se caracteriza pela leveza, frescor, e claro, pela tonalidade rosada que é a sua marca registrada. Este Leia mais…

Vinhos

Espumantes para tomar no verão

Nos dias quentes do verão encontramos o momento perfeito para relaxar, curtindo uma boa praia ou piscina. Pensando em tornar essa hora ainda mais prazerosa, nada como investir em bons espumantes. Confira, abaixo, algumas opções Leia mais…

Vinhos

Vinhos bons e baratos

Existem alguns mitos em torno dos vinhos. Talvez o principal deles seja o de que um vinho bom é um vinho caro. Se você já ouviu isso alguma vez, apague da sua mente. Seja um Leia mais…