A principal dúvida do consumidor de vinhos é como saber se o vinho que ele está tomando é bom ou ruim. Simplesmente precisa agradar o paladar? Mesmo que a resposta pareça simples, há outros fatores que ajudam a definir sua qualidade e torná-lo ainda mais interessante ao consumo, acompanhe abaixo nossas dicas para reconhecer um bom vinho.

Embora haja a preferência do consumidor entre vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, a avaliação sobre sua qualidade não sofre muitas alterações e vai muito além do preço e da sua origem.

Como reconhecer um bom vinho?

Quando os enólogos vão experimentar um vinho, eles iniciam seu ritual na escolha da taça para cada tipo. Para vinhos tintos, as taças são mais altas e largas na base. Ao colocar a bebida na taça, o profissional observa a sua cor, que é capaz de dar muitos sinais sobre sua qualidade.

O brilho do vinho indica seu frescor, idade e oxidação. Quando a cor é suave, seu corpo é leve e com uma suave sombra, já os encorpados têm a cor mais viva. Os mais viscosos possuem mais açúcar e álcool, enquanto os mais opacos e muito mais marrons podem não ser de boa qualidade.

O ato de cheirar o vinho antes de bebê-lo também é significativo, já que dessa forma é possível avaliar a intensidade do aroma e a qualidade de seu bouquet. Se tiver aroma de rolha, acidez, manteiga, acetona e até cheiro de ovo podre, esse vinho está sob suspeita de ter má qualidade.

Por fim, é hora de usar as papilas gustativas, onde é reconhecido sua acidez, doçura, textura, corpo e duração na boca. Um bom vinho provoca ótimas sensações gustativas, proporcionando prazer ao paladar. E, segundo os especialistas, é o perfeito equilíbrio entre cores, aromas e sabores que indica a sua qualidade.

Gostaria de provar vinhos de ótima qualidade? Aproveite para colocar em prática nossas dicas para reconhecer um bom vinho e visite um dos bistrôs da Ville du Vin e vivencie a experiência do vinho!

 

Categorias: CuriosidadesVinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Curiosidades

A cor da taça influencia no vinho?

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e o vinho certamente não foge à regra. Quando pensamos nas cores de diferentes tipos de vinhos, quase sempre visualizamos tons de vinhos brancos suaves, vermelhos Leia mais…

Curiosidades

Vinhos portugueses: conheça mais sobre essa região

Portugal é um país bem tradicional em diversos aspectos, seja na culinária, na produção de azeites e várias outras tradições gastronômicas que são conhecidas por todo o mundo. Porém, um ponto em que os portugueses Leia mais…

Curiosidades

5 dicas para não errar na hora de escolher um vinho

Quem aprecia um bom vinho sabe: há várias características a serem levadas em consideração no momento de escolher a bebida. Além de trazer mais opções ao apreciador, também permite ampliar o leque de conhecimento, tornando-se Leia mais…