O risoto de cogumelos com vinho branco é um prato que está presente em restaurantes refinados e pode ser feito em casa com muita praticidade. Acompanhe a receita que temos para você!

Confira o modo de preparo

Ingredientes:

– 1 xícara de arroz arbóreo;

– 100g de shimeji;

– 100g de shiitake;

– 100g de cogumelo paris;

– Caldo de legumes;

– Azeite;

– 2 colheres (sopa) de manteiga;

– Meia taça de vinho branco seco;

– Meia cebola picada em cubinhos;

– 1 dente de alho triturado;

– Parmesão ralado;

– Sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer:

Aqueça o azeite em uma frigideira e acrescente os cogumelos picados, o sal e a pimenta do reino a gosto. Depois de refogar os cogumelos, reserve.

Para preparar o risoto, aqueça o azeite e uma colher de manteiga na frigideira e refogue a cebola e o alho. Em seguida, adicione o arroz arbóreo, deixe fritar, adicione o vinho branco seco e deixe reduzir (recomendamos que você utilize um vinho branco seco de qualidade, como o Vinho Casillero Del Diablo Sauvignon Blanc ou o Vinho Fetzer Anthony’s Hill Chardonnay, disponíveis na loja da Ville du Vin).

Após a redução do vinho, acrescente o caldo de legumes até o arroz cozinhar e mexa até secar. Para finalizar, acrescente os cogumelos refogados e misture devagar. Coloque mais uma colher de manteiga, acrescente o parmesão ralado e misture devagar para servir em seguida. Lembre-se que o risoto deve sempre ser servido bem quente, já que quando o arroz está frio ele fica duro. Evite o excesso de parmesão, que anula o gosto dos cogumelos.

Agora é só servir e se deliciar, bom apetite!

Categorias: Harmonização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Harmonização

Como harmonizar vinho branco?

Quando se fala em vinho, a primeira imagem que vem à cabeça é uma taça ou uma garrafa do tipo tinto. É fato que essa é a variedade mais conhecida e consumida no Brasil, mas Leia mais…

Harmonização

Receita de ossobuco ao vinho tinto

O ossobuco ao vinho tinto é uma receita saborosa que está presente em diversos restaurantes de qualidade. Quer saber como preparar esse prato? Nós temos a receita! Veja abaixo como preparar o prato Ingredientes: – Leia mais…

Curiosidades

Vieux Château Certan 1999

O vinho francês Vieux Château Certan 1999 é fruto de uma safra muito especial. Encorpado e produzido a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, garante agradar os paladares mais sofisticados. Ele foi Leia mais…