Escolher presentes nunca é uma tarefa fácil. Afinal, devemos levar em consideração diversas questões na hora da compra para agradar a pessoa e não fazer feio: gosto pessoal, praticidade, ocasião, entre outras.

Nesse momento, é importante ter opções que demonstrem bom gosto e sofisticação. E nada mais apropriado do que presentear uma pessoa querida com uma garrafa de vinho. Se você gostou da ideia, mas tem dúvidas sobre que tipo escolher, veja opções de vinhos para comprar de presente sem errar.

Como escolher o vinho certo

Quando se trata de presentes, pode-se afirmar que o vinho está na mesma categoria de perfumes, livros e roupas, ou seja, é necessário levar em consideração o gosto pessoal. Ou seja, se você conhece quais variedades da bebida mais agradam o presenteado, isso certamente vai direcionar sua escolha.

No entanto, é muito comum que nem mesmo a pessoa que vai receber o presente tenha predileção por determinado tipo de vinho, o que torna a situação um pouco mais complexa. Neste caso, conhecer outros gostos pessoais pode oferecer pistas na hora de comprar o presente.

Uma dica que ajuda muito é conhecer o gosto gastronômico da pessoa. Você pode presenteá-lo com um vinho que harmonize com o prato preferido dela ou que possa ser utilizado como ingrediente no preparo de uma receita que ela aprecie. É uma situação.

Outro ponto que pode ser levado em consideração é o estilo de vida. Se o presenteado gosta de sair e curtir restaurantes, festas e ocasiões mais agitadas, alguns vinhos específicos, como espumantes, podem fazer a combinação perfeita. No caso de pessoas mais caseiras, elas podem dar preferência a bebidas que sejam apreciadas sem pressa, ou seja, degustadas.

É importante também ter a idade como referência. Os mais jovens costumam gostar de vinhos mais frutados e pouco envelhecidos, enquanto as pessoas com mais idade tendem a apreciar as variedades mais encorpadas e envelhecidas, além das consideradas clássicas.

Boas opções de vinhos para presente

Espumantes

Os espumantes são vinhos que combinam muito bem com ocasiões festivas e podem ser uma ótima opção de presente para pessoas mais jovens. Neste caso, dê preferência àqueles com sabor mais frutado e doce, que agradam mais esse tipo de público.

Cabernet Sauvignon

Se o presenteado gosta de cozinhar, especialmente carnes vermelhas, este tipo de vinho é o ideal. É também uma boa pedida caso a pessoa queira degustar o presente junto com os convidados, já que agrada diversos paladares.

Sauvignon Blanc

Essa uva de origem francesa produz vinhos brancos leves e frescos, sendo uma ótima opção de presente para pessoas mais jovens ou que tenham um paladar mais difícil de agradar. Caso o presenteado more em um lugar ensolarado, é a bebida ideal para degustar em dias mais quentes.

Porto

O vinho português que leva o nome da região onde é feito costuma agradar muita gente e é uma opção de presente perfeita para pessoas que gostam de bebidas fortes e encorpadas.

Quer conhecer outras opções de vinhos para presentear amigos e familiares? Acesse nosso site e veja o que temos à sua disposição.

Categorias: Curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Curiosidades

A cor da taça influencia no vinho?

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e o vinho certamente não foge à regra. Quando pensamos nas cores de diferentes tipos de vinhos, quase sempre visualizamos tons de vinhos brancos suaves, vermelhos Leia mais…

Curiosidades

Vinhos portugueses: conheça mais sobre essa região

Portugal é um país bem tradicional em diversos aspectos, seja na culinária, na produção de azeites e várias outras tradições gastronômicas que são conhecidas por todo o mundo. Porém, um ponto em que os portugueses Leia mais…

Curiosidades

5 dicas para não errar na hora de escolher um vinho

Quem aprecia um bom vinho sabe: há várias características a serem levadas em consideração no momento de escolher a bebida. Além de trazer mais opções ao apreciador, também permite ampliar o leque de conhecimento, tornando-se Leia mais…