Quando se fala em vinho, a primeira imagem que vem à cabeça é uma taça ou uma garrafa do tipo tinto. É fato que essa é a variedade mais conhecida e consumida no Brasil, mas não podemos ignorar a versatilidade, o sabor marcante e a capacidade de harmonização do vinho branco.

Isso porque essa variedade possui características que combinam muito bem tanto com o clima quanto com a culinária do nosso país. Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, veja como harmonizar vinho branco e aproveite todo o sabor dessa bebida incrível.

Características dos vinhos brancos

A característica mais marcante desse tipo de bebida é a cor. Os vinhos brancos mais leves e jovens possuem uma coloração amarelo-palha, que apresenta maior intensidade com o aumento da concentração e idade. Aliado a isso está a acidez, uma marca registrada dessa variedade e considerada a espinha dorsal.

Os vinhos brancos também possuem características que se adaptam muito bem ao clima brasileiro. Isso porque as altas temperaturas que dominam o país durante a maior parte do ano pedem bebidas refrescantes, mais leves ao paladar e à digestão, e que sejam servidas frias ou geladas.

No caso dos vinhos brancos, para que suas principais características sejam afloradas durante a degustação, eles devem ser servidos em uma temperatura que varie entre 8 e 12 graus. Em relação aos espumantes, o mais recomendado é que esteja entre 6 e 8 graus, a fim de aproveitar sua refrescância.

Além disso, existe uma variedade ampla de vinhos brancos, o que torna a bebida uma opção perfeita para ocasiões e paladares variados. Eles podem ser doces, meio-doces ou secos; leves ou encorpados; com notas florais, frutadas ou barricadas (neste caso, são fermentados em madeira e adquirem aromas diversos).

Como harmonizar vinho branco?

Em questão de harmonização, o vinho branco é uma bebida muito versátil. Ela combina com diferentes tipos de pratos, sendo que muitos deles fazem parte da culinária brasileira. Veja como combinar cada variedade com o prato principal.

Chardonnay

Considerada a rainha das uvas brancas, produz vinhos que variam de encorpados a leves e neutros. As variações mais “pesadas” harmonizam perfeitamente com peixes (salmão, por exemplo) e frutos do mar com molhos mais marcantes.

Já os mais leves e simples são uma boa pedida com culinária japonesa, massas e risotos acompanhados de legumes, queijos macios (como brie e camembert), e pratos com aves de carnes leves e brancas (como o frango e o peru).

Sauvignon Blanc

Essa variedade apresenta aromas bastante característicos. Ao abrir a garrafa, pode-se sentir o frescor das frutas cítricas e notas herbáceas naturais. No paladar, o corpo leve contrasta com a acidez alta, criando uma sensação única.

O Sauvignon Blanc harmoniza com diversos tipos de queijo, dos mais frescos e de sabor delicado (burrata e queijo de cabra, por exemplo) aos chamados semiduros (gouda e gruyère). Também cai muito bem com pratos frescos à base de peixe, como o ceviche.

Riesling

Essa uva alemã é conhecida pela versatilidade, pois é capaz de produzir de vinhos secos e minerais aos doces. Suas principais marcas são o perfume intenso, acidez elevada e corpo leve. Harmoniza muito bem com queijos gouda e gruyère, peixes brancos e pratos condimentados.

Para conhecer diversas opções em vinhos brancos, entre agora em nosso site e confira a variedade que temos para você!

Categorias: Harmonização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Harmonização

Qual o vinho mais indicado para harmonizar com carnes brancas?

Uma boa refeição acompanhada de um bom vinho gera uma das melhores combinações gastronômicas. Não importa se a ocasião é um almoço de família, um jantar romântico, um lanche com uns amigos ou só curtindo Leia mais…

Harmonização

Risoto de Cogumelos com Vinho Branco

O risoto de cogumelos com vinho branco é um prato que está presente em restaurantes refinados e pode ser feito em casa com muita praticidade. Acompanhe a receita que temos para você! Confira o modo de Leia mais…

Harmonização

Receita de ossobuco ao vinho tinto

O ossobuco ao vinho tinto é uma receita saborosa que está presente em diversos restaurantes de qualidade. Quer saber como preparar esse prato? Nós temos a receita! Veja abaixo como preparar o prato Ingredientes: – Leia mais…